• SADY

Tipos de motor em VV6, V8, V12… qual é a diferença?

A adorada configuração de motores em V conquista corações dos apaixonados por carros, seja pelo seu ronco único, seja pela sua potência. Conforme já explicamos em nosso artigo Tipos de Motor de Carro, esse motor possui duas linhas de cilindros interligadas por um único eixo de manivelas, resultando no formato semelhante a letra V. Já o número que vem na denominação desse motor se refere a sua quantidade de cilindros. Sendo assim, um carro V8 possui motor em V de oito cilindros e por aí vai.


Agora que já explicamos o básico, vamos caracterizar cada um deles:


Motor V6


Possui 3 cilindros de cada lado. Devido ao ângulo estreito de aproximadamente 60º formado pelo motor, este se destaca por apresentar uma intensa vibração.



Um exemplo de modelo com motor V6: Porsche Cayenne | Imagem de Rolf van de Wal por Pixabay


Motor V8


Possui 4 cilindros de cada lado. Pode funcionar com qualquer tipo de combustível e com veículos leves, médios, pesados e até mesmo de grande porte, isto é, veículos marítimos e aeronáuticos.


Esse motor é diferenciado pelo seu ronco excepcional e foi muito popular em carros da década de 70, como no Ford Maverick, Ford Landau e em outros célebres modelos.



Um dos modelos modernos que utilizam V8 é a Ferrari 448 | Imagem de TheOtherKev por Pixabay


Motor V10


Com 5 cilindros de cada lado, essa configuração era muito usada em carros de Fórmula 1 até 2005. Hoje, é mais usado em carros esportivos e caminhonetes de grande porte.


O motor em V composto por 10 cilindros, sendo 5 de cada lado. Já foram muito usados na Fórmula 1 (até 2005) e, atualmente, são utilizados em caminhonetes de grande porte e carros esportivos como o Audi A6 e BMW M5 e M6, Lamborghini Gallardo.



BMW M5, com motor V10 | Imagem de Toby Parsons por Pixabay


Motor V12


Possui 6 cilindros de cada lado e pode ser usado para qualquer tipo de combustível e habitar diversos veículos. É muito usado pela Lamborghini e também em locomotivas de baixo a médio porte.



Lamborghini Aventador | Imagem de Eric Heidebroek por Pixabay


V16


Possui 8 cilindros de cada lado, sendo mas utilizado em locomotivas de grande porte. Já foi utilizado em automóveis como Cadillac Sixteen de 1931.


A Sady Retífica de Motores e Autopeças está sempre pensando em novas maneiras de compartilhar mais sobre o universo automobilístico. Para saber mais, fique sempre ligado nas nossas redes sociais e não deixe de cuidar do seu carro!




10 visualizações0 comentário