• SADY

Retífica de cabeçote e retífica de motores: Qual a diferença?


Retífica de Motores

Antes de descobrir qual a diferença entre retífica de cabeçote e retífica de motor, é necessário entender qual o conceito de cada uma.


O cabeçote é uma das peças mais exigidas pelo motor de um veículo, por isso, é inevitável que seu desgaste seja alto. O que nos leva a afirmar que é extremamente difícil que a reparação do cabeçote não seja necessária em algum momento.


Mas que tal entender de um jeito prático todos essas particularidades sobre motor de carro para saber quando levar seu veículo para retificar? Neste artigo vamos falar sobre isso.


Por que retificar o cabeçote ou o motor?


Um dos maiores sinais de que você precisa checar a necessidade de retificar o motor ou o cabeçote do seu veículo é a forma como o carro responde. Como já vimos por aqui no texto Quando retificar motor? alguns indícios como queima rápida de combustível, mesmo quando você abasteceu há pouco tempo, baixa potência, fumaça escura saindo pelo escapamento do veículo e superaquecimento podem indicar que algo com o motor não vai bem.


Além disso, um dos maiores fatores que comprometem o funcionamento do motor de carro como um todo ou das peças, como o cabeçote, é a falta de manutenção e o descuido por parte do dono do veículo ou pela mecânica errada. Os reparos do motor são complexos e exigem cuidado, logo, é necessário que sejam feitos por uma retífica de motor confiável e especializada.

Dito isso, se há retíficas especializadas em motores no geral, por que pensar no serviço de retificar o cabeçote?


Retífica de Cabeçote:


Antes de tudo é preciso entender que o cabeçote leva esse nome por ser, literalmente, a cabeça do motor. Ele é sua parte superior e é o responsável praticamente por todo seu funcionamento no geral, logo, é uma das peças que podem sofrer com mais desgaste. Sua função é a de comandar a entrada de saída de combustível e de ar do motor, assim se vê que é de extrema importância.


Hoje em dia, os motores são projetados de maneira mais moderna de forma que o comando de válvulas está no cabeçote. Desta forma, se uma dessas válvulas ou qualquer peça não funciona bem, o motor todo é comprometido.


Os problemas mais comuns com o cabeçotes são assentamentos e folgas, mas apenas ao levar para retificar, em uma retífica de cabeçote ou de motor especializada e de confiança, é que os reais problemas podem ser apontados.


O reparo no cabeçote é delicado e requer a atenção de um profissional, para que todo o motor do seu veículo e, logo, do seu carro, possam permanecer em bom estado.


Mas afinal, qual a diferença entre a retífica de motor e de cabeçote?


A principal diferença está no fato de que, na maioria das vezes, o desgaste do cabeçote é mais comum do que o motor de carro em si. Há duas formas de retificar o motor do veículo: completa e parcialmente. Quando a reparação completa é necessária, significa que o motor todo ou a maioria de suas peças está comprometida, mas quando a reparação é parcial, isso pode significar alguma peça específica, a reparação inferior ou superior do motor, que inclui o cabeçote.


Por isso, é necessário procurar sempre uma retífica de cabeçote e de motor de confiança, que preze pelo seu veículo e seja especializada, de modo a não te enganar sobre as reais condições do seu carro. Se apenas a parte superior precisa de reparos, todo o resto pode passar apenas por uma vistoria e ser reparado apenas caso apresente problemas posteriormente.


De toda a forma, não deixe de fazer uma revisão completa no seu carro e no motor e para mais informações ou cuidados com o seu carro, conte com a SADY.


0 visualização