• SADY

Qualidade e cuidados com o motor retificado

Créditos da imagem: divulgação própria


A retífica, quando necessária, renova o motor e possibilita o melhor funcionamento do seu carro. Mas, para se beneficiar ao máximo com o processo, são importantes alguns avisos e precauções. Caso você esteja um pouco perdido e não saiba como cuidar do seu motor retificado, aqui estão algumas dicas:


De início, o motor retificado consome mais combustível?


Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.


Tudo que é novo exige maior cuidado. Assumindo que a retífica foi feita de forma correta, a manutenção adequada do motor irá acarretar em um maior consumo de combustível. Mas não é algo definitivo: após algum tempo de uso, o motor voltará ao seu consumo normal.


Também é válido lembrar que o motor só é retificado se não estiver em seu melhor estado de funcionamento. Caso seja feita uma retífica com baixa qualidade, os problemas do motor não serão resolvidos e o consumo de combustível continuará elevado mesmo após o tempo de amaciamento.


Mas como amaciar o motor?


Algumas retíficas já entregam os motores pré amaciados, no entanto isso é raro. O mais comum é o próprio motorista amaciar o motor entre os primeiros 500 km e 1000 km.


Tal processo é bem fácil, no entanto exige alguns cuidados. Por exemplo, deve-se evitar o uso de velocidades e de rotações constantes. As alterações de marchas e de faixas de RPM fazem com que o motor passe pelo funcionamento ideal, preparando-o para funcionar normalmente. É mais sobre alternar do que alcançar números altos.


Além disso, é recomendado fazer uma troca de óleo aos 1000 km e, de preferência, usar condicionador de motor, para diminuir o atrito entre as peças.


Qual óleo usar no motor retificado?


Geralmente, é o mesmo óleo recomendado pelo fabricante. Porém, em alguns casos, pode ser melhor usar um óleo mais ou menos viscoso, o que irá depender da folga entre as peças do automóvel. O seu mecânico sempre será a melhor pessoa para te dar essa resposta.


Mas, independente do óleo utilizado, vale repetir: use em conjunto um condicionador de motor para evitar o atrito entre as peças.


O motor retificado perde potência?


É tudo uma questão de ser um serviço bem ou mal feito. Quando realizada de forma correta, a retífica só tem a melhorar o desempenho do carro. Porém, caso seja feita de maneira inadequada, pode haver sim uma perda de potência.


Qual a duração do motor retificado?


Pode durar vários anos, a depender da manutenção dada ao carro. É responsabilidade do motorista preservar o seu automóvel e manter a manutenção sempre em dia.


Se após a retífica, o motor apresentar barulhos, fumos, entre outros problemas, é recomendado levar o carro ao seu mecânico para verificar se o processo foi feito de maneira adequada.


E então, você conseguiu esclarecer todas as dúvidas sobre o momento pós retífica? Caso tenha mais perguntas ou queira proporcionar a melhor retífica para o seu motor, não hesite em procurar a SADY Retífica de Motores e Autopeças. Nossos especialistas garantem os melhores resultados ao seu veículo.

Para mais informações e dicas não perca os conteúdos do nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais!



6 visualizações