• SADY

Fumaça escura saindo do escapamento? Saiba o que pode ser!



Qualquer fumaça saindo do escapamento do seu carro deve ser observada com atenção, principalmente quando o cheiro e a cor são diferentes do considerado comum.


Você já conferiu por aqui o que pode ser a fumaça branca saindo do escapamento do carro. Agora, chegou a vez de descobrir quais podem ser os danos e causas da fumaça escura, e como agir caso seu automóvel apresente esses sinais.


Fumaça preta saindo do escapamento:


A causa mais comum da fumaça preta saindo do escapamento do carro é a queima desnecessária de combustível. Isso não apenas é prejudicial para o seu bolso, uma vez que gastar mais gasolina te obriga a abastecer mais vezes, sem que na maioria das vezes você sequer perceba que não está consumindo demais, mas sim desperdiçando demais com falhas que podem ser resolvidas.


Isso acontece porque o excesso de combustível, a chamada mistura rica, acaba sendo queimada com o aquecimento acima da média do escape. Para eliminar esse incômodo, é necessário realizar a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica em uma oficina especializada.


Além do incômodo visual e do sinal de que algo está errado, a fumaça preta saindo do escapamento do carro pode apresentar um odor forte e desagradável que tanto chama a atenção no tráfego e que não agrada em nada os guardas e o ambiente, não é? Então, leve seu carro até uma revisão.


Fumaça azulada saindo do escapamento? Fique atento!


Ao contrário da preta, a fumaça que apresenta uma coloração mais azulada não tem uma resolução ou uma causa tão simples. Ela pode ser produto da queima do óleo lubrificante. Isso significa que a lubrificação do motor não está em um nível seguro e diminuí muito rápido, o que pode fazer com que o motor acabe fundindo.


Para evitar esse problema, a manutenção e revisão do carro é muito importante. Lembre-se sempre também de checar se não está acontecendo algum vazamento ou se não foi utilizado óleo em excesso, o que pode fazer com que o líquido entre em contato com os pistões e anéis, contaminando a câmara de combustão e causando a fumaça azulada.


A fumaça azulada também pode acontecer se a junta entre o bloco do motor e o cabeçote tiver algum defeito. Nesse caso, é necessário levar o seu carro até uma retífica de motores especializada.


Não deixe de prevenir maiores problemas levando seu carro para vistorias periódicas e ficando atento aos sinais.


A Sady Retífica de Motores e Autopeças está sempre pensando em novas maneiras de compartilhar mais sobre o universo automobilístico. Para saber mais, fique sempre ligado nas nossas redes sociais e não deixe de cuidar do seu carro!




4 visualizações