• SADY

Fumaça branca saindo do escapamento? Saiba o que pode ser!




Além de causar desconforto em quem está ao redor devido ao forte cheiro desagradável e ser suficiente para colocar em dúvida as condições do seu carro, a fumaça branca pode ser um problema real e sério que acarreta algumas complicações, inclusive com a sua carteira de motorista.


Para te ajudar a entender melhor o que pode pode causar essa falha no funcionamento, vamos explicar algumas das principais causas da fumaça branca saindo do escapamento e como proceder.


O escapamento do carro:


A principal função do escapamento é ficar responsável pela exaustão do carro, que diminui os barulhos feitos pelo motor. Ele serve para filtrar os gases produzidos pelo funcionamento do veículo e expeli-los, mantendo tudo em ordem com a parte interna do seu automóvel.


O que a fumaça branca saindo do escapamento pode significar?


De maneira natural, a fumaça branca pode ser causada pelo ar condensado em dias muito frios, que acaba saindo como vapor. Nesse caso, ela não tem aquele cheiro forte e desagradável e é passageira, apenas para clima específico e antes de o motor esquentar.


Já a fumaça branca que emite um cheiro forte e acontece mesmo com o motor já aquecido é sinal de problema. Ela ocorre quando há desgaste nos cilindros, anéis de segmentos e pistões, ou até mesmo problemas no cabeçote, como retentores de válvulas ressecados ou folgas nas guias de válvulas, e o óleo passa direto para a câmara de combustão, realizando uma queima irregular que consequentemente será expelida em forma de fumaça.


Se esse for o problema, ele precisa ser resolvido com rapidez, uma vez que o ar combustível pode se misturar ou as velas podem acabar sendo contaminadas, o que causa problemas graves no motor, com falha de funcionamento.



A fumaça branca saindo do escapamento pode ser motivo de multa?


O Código de Trânsito Brasileiro enquadra os problemas no escapamento como infração grave. Um guarda mais exigente pode multá-lo e ainda descontar cinco pontos na sua carteira por conta do risco e más condições de direção. Além disso, o veículo pode ser apreendido até que o problema seja resolvido.


Como ninguém quer correr riscos ou ter seu carro prejudicado, com danos no motor e em outras peças, muitas vezes acarretando a necessidade da completa substituição delas, o ideal é manter seu carro sempre revisado e com todas as manutenções preventivas em dia.


Caso apareça algum problema com fumaça branca saindo do escapamento do carro, não deixe de procurar uma retífica de motores. Na dúvida, é sempre melhor checar, e lembre-se que nesse momento escolher profissionais qualificados é fundamental.


Para saber mais sobre o mundo dos automóveis e autopeças, fique sempre ligado na SADY.


0 visualização