Como saber se a retífica do motor foi bem feita?

Se o seu carro está com excesso de fumaça saindo pelo escapamento, com um consumo elevado de óleo lubrificante, baixa potência, barulhos vindo do motor e, principalmente, se já tem mais de 200 mil km rodados, chegou a hora de retificar o motor. Mas como saber se a retífica foi bem feita? Nós vamos te dar algumas dicas para você não ficar com dúvidas.



Escolha um local confiável

Em primeiro lugar é sempre bom escolher profissionais qualificados para fazer o procedimento. Ele saberá te orientar se a retífica precisará ser completa, ou apenas parcial. A Sady tem 25 anos de experiência em retífica e mantém um alto padrão de qualidade em todos os serviços.


Anote o número do chassi antes do procedimento

Ao anotar o número do chassi você pode conferir se o motor realmente pertence ao carro, ou se foi trocado anteriormente. Quando receber seu automóvel, já com o motor retificado, confira novamente se os dados estão de acordo com os que você anotou.


Observe o estado geral do motor

Não deve haver água ou óleo em suas conexões. O motor precisa estar completamente seco, indicando, assim, que não existe nenhum vazamento.


Fumaça

Com o motor frio, verifique se não existe fumaça branca saindo do escapamento. Caso exista, pode ser que esteja entrando água no motor. Se a fumaça for preta, é sinal de que há uma excessiva queima de óleo, provocada ou pelo mal ajuste nos anéis do pistão, ou então um vazamento dos retentores de válvulas.


Ligue o carro

Ao ligar o carro e dar partida, fique atento aos barulhos do motor e se o carro não está dando trancos. Se tudo ocorrer bem, é um indício de que a retífica foi bem feita.


Nível de óleo

Assim que realizar a retífica, faça a medição do nível de óleo e, após rodar cerca de 1000 km, verifique novamente para saber se o nível está muito mais baixo. No manual do carro você pode encontrar a informação do nível aceitável.


Realizar uma boa retífica é essencial para o seu carro e, seguindo nossas dicas, você saberá se ela foi realizada corretamente.


Gostou das dicas? Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, acompanhe o blog e nos siga em nossas redes sociais!

4 visualizações0 comentário