• SADY

8 curiosidades que você precisa saber sobre carros

O universo dos carros é sempre cheio de novidades e fatos curiosos, então hoje a Sady resolveu trazer algumas curiosidades para você ficar ainda mais informado sobre esse mundo!




Primeiro carro produzido no Brasil

O primeiro carro produzido em território nacional foi o Romi-Isetta, em setembro de 1956 na cidade de Santa Bárbara D’oeste - SP.

O veículo possuía apenas uma porta, localizada na parte da frente do carro, e acomodava dois adultos e uma criança.


Cavalos do motor

Cavalo é o nome dado para a unidade de medida da potência de um motor. A unidade foi criada por James Watt, engenheiro de motores a vapor do século XVIII. Para ajudar nas vendas dos motores, James utilizou-se de uma forma mais lúdica de apresentar a unidade, comparando a potência do motor com a quantidade de cavalos que seria necessária para atingir aquele valor. 1 cavalo equivale ao trabalho de levantar 150 quilos por 30 metros de altura em um minuto.


Quantidade de carros do mundo

Atualmente existem mais de 1,2 bilhão de carros no mundo. A quantidade equivale em torno de 1 carro a cada 7 pessoas e isso tende a aumentar. Estimativas apontam que até 2030 esse número deve dobrar e que por dia sejam vendidos 165 mil carros no mundo.


Combustível

Mais da metade do petróleo extraído hoje é destinado para produção de combustível. O Diesel, por exemplo, consome 40% do petróleo existente em um barril.


Limpador de para-brisa

O limpador de para-brisa, apesar de hoje ser considerado um item essencial no carro, só foi instalado pela primeira vez em 1903. O item foi patenteado por Mary Anderson e funcionava de maneira manual. Em 1916, surge a forma mecânica, nos Estados Unidos.


Carro mais caro do mundo

48,7 milhões de reais. Esse é o preço do carro mais caro do mundo. O veículo se chama La Voiture Noire ( A noite escura, em tradução livre) e foi desenvolvido pela marca de esportivos Bugatti. O carro foi lançado em 2019 e comprado pelo jogador de futebol, Cristiano Ronaldo.


Quando chegou o primeiro carro ao Brasil?

Em 1891, Alberto Santos Dummont, considerado o pai da aviação, trouxe o primeiro carro a rodar pelos solos brasileiros. O Peugeot Type 3, porém, ficou famoso nas mãos do seu irmão, Henrique Santos Dummont e não foi o primeiro a obter emplacamento. Esse feito ficou para o conde Francisco Matarazzo, em 1903


Carro mais rápido do mundo

Embora não tenha sido reconhecido como pelo Guinness World Records — livro que registra recordes mundiais — o carro com o título de mais veloz do mundo é o SSC Tuatara. O veículo atingiu a marca de 508,73 km/h, em um teste realizado na rota 160 nos Estados Unidos.


Gostou das curiosidades? Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, acompanhe o blog e nos siga em nossas redes sociais!


2 visualizações0 comentário