• SADY

Tudo o que você precisa saber sobre a água do radiador:


A água do radiador é um elemento de extrema importância para garantir o funcionamento saudável do motor do carro. Sendo algo tão fundamental, ela demanda alguns cuidados, e precisa ser checada e reposta periodicamente.


Falhas com o funcionamento da água de radiador podem fazer com que o motor fique superaquecido, e até mesmo chegue a se fundir. Caso a temperatura do motor atinja níveis acima do recomendado pelo fabricante, isso pode resultar na perda e total substituição de algumas peças.


Logo, a água no radiador tem a função de tomar para si o calor do motor, que, em seguida, é resfriado pelo ar, evitando assim o superaquecimento e garantindo o bom funcionamento de todas as peças.


Cuidados e troca da água do radiador:


Saber se a água do radiador está em um nível baixo é muito simples, basta conferir no próprio recipiente de armazenamento. É importante lembrar de realizar qualquer checagem ou ação no motor com o mesmo desligado e resfriado, para evitar qualquer tipo de queimadura grave. Caso a água do radiador esteja em um nível abaixo do indicado, leve o carro até uma oficina mecânica. Lá, a reposição será feita com uma água desmineralizada própria para o motor.


Caso o nível da água do radiador do seu carro continue baixando muito rápido, mesmo após uma troca recente, é provável que haja algum vazamento. Neste caso, não tente resolver em casa, leve seu automóvel até uma oficina.


Outro cuidado que se deve tomar sempre, é observar a cor da água que sai pela mangueira. Se este líquido tiver uma coloração diferente da transparente, é provável que haja a necessidade de limpar o seu radiador, garantindo melhor funcionamento e passagem. Isso também pode ser feito em uma oficina mecânica.


Caso você se descuide e chegue a rodar sem água no radiador, seu motor pode apresentar problemas, como desgaste. Nesse caso, procure uma retífica de motores especializada.


Fale sempre com quem entende:

Muitas pessoas acabam cometendo o erro de usar água da torneira para completar o radiador. Isso pode ser feito em uma emergência, raramente, mas não é recomendável. A água própria para o radiador tem especificações necessárias ou é desmineralizada, que consiste na mistura de 60% água filtrada ou destilada e 40% de aditivos. O uso da água correta previne a corrosão das peças do sistema de arrefecimento.


Se você se preocupa com a vida útil do seu veículo e o usa diariamente, use o líquido indicado por especialistas e profissionais e cheque o nível da água do seu radiador semanalmente.


Para mais dicas e o melhor conteúdo do mundo automobilístico, siga a Sady Retífica de Motores e Autopeças nas redes sociais, @sadymotores, e não perca nossos conteúdos no blog!


13 visualizações